quarta-feira, 20 de dezembro de 2023

Síndrome do fim de ano


Terapia ajuda a entender esse desequilíbrio emocional e assim elaborar uma maneira de não ter mais esse sofrimento.

Concluir metas, rever familiares e começar um novo ano podem ser motivos de ansiedade e de estresse. Esse conjunto de emoções se intensificam agora às vésperas do Natal e o Ano Novo.
Cada fechamento de ciclo significa que muitas tarefas precisam ser “tiradas da lista” para que no ano novo a pessoa esteja “completamente feliz” com metas realizadas. Esses planos a serem concluídos podem aumentar a ansiedade e o estresse.
É preciso avaliar se há um padrão que se repete a cada fim de ano e questionar o que despertou esses sintomas de angústia, ansiedade e depressão. Foi a impossibilidade de participar de festas? Foram as conquistas financeiras que ficaram longe do desejado? É a saudade de pessoas que já morreram? São as metas não alcançadas? Você está em um trabalho que não gostaria de voltar?
A dica aqui é não fazer promessas, inicie o ano com o que tem e foque nas mudanças durante o ano, quebrando ciclos. Se não conseguir a outra dica é começar uma terapia e começar a entender seus obstáculos e desafios.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A quarta dimensão